27.10.2022

Um Fusca nada convencional

Startup transforma veículos com motor a combustão em modelos elétricos.

Um Fusca nada convencional

Por fora, o Fusca cinza preserva toda a originalidade do modelo que conquista o coração dos colecionadores. Por dentro, quando abrimos a tampa traseira, percebemos a novidade - um motor elétrico

O carro customizado é usado como “bancada de testes” para novas baterias e outros componentes, pertencendo à Giaffone Electric, uma startup criada há 2 anos para transformar veículos com motor a combustão em elétricos. 

O motor original, de 38 anos, agora descansa na oficina da empresa, localizada na Granja Viana, em Cotia (SP). No seu lugar, entrou uma unidade capaz de gerar 56 cv e 14,2 mkgf. A bateria de 11 kWh ocupa o local onde, anteriormente, ficava o tanque de combustível. O câmbio manual de 4 marchas foi preservado e a tração permanece na traseira. O “besouro cinza” tem autonomia de 65 km e o tempo de recarga é de 3,5 horas. 

Felipe Giaffone, ao lado do Fusca elétrico, na oficina da startup, em Cotia. Foto: Marco Ankosqui

A primeira experiência da startup foi a construção de um UTV híbrido, modelo de competição off-road com bateria de nióbio. Além dele e do Fusca, a Giaffone Electric já transformou uma van Fiat Ducato (0-km) e um caminhão Mercedes-Benz 712 ano 2012. Agora, a empresa está trabalhando em outra van e em um caminhão maior, um Volkswagen 15180. A transformação do primeiro modelo de um veículo pode demorar até 5 meses, porque inclui o desenvolvimento do projeto. Depois que ele estiver pronto, dá para fazer os seguintes na média de 10 a 15 dias. 

Essa transformação, de um veículo com motor a combustão em elétrico, conhecida como retrofit, traz um ganho ambiental. 

“Uma coisa bacana é que você pega um carro que está quase no final da vida, que seria descartado, e deixa ele praticamente novo e mais evoluído. Um veículo que já poluiu muito [considerando que as emissões tendem a aumentar com o tempo de uso] vai passar a não poluir nada”, diz Zeca Giaffone, CEO da empresa.

Como o projeto é customizável, os preços variam bastante, dependendo do tamanho da bateria que é necessária para obter a autonomia pretendida. Os custos variam de R$ 200 mil (para baterias menores e baixa autonomia) a R$ 600 mil (para grandes baterias e alta autonomia). Esse valor torna o retrofit uma opção mais restrita, para quem roda muito ou para empresas com grande ênfase em ESG. Seja qual for o caso, o dono do veículo poderá contar com a energia da Zletric na sua casa, na cidade e nas estradas.

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